terça-feira, 27 de março de 2012

Manifesto aos Umbandistas e aos Cultos de Matrizes Africanas e Afro-Brasileira



PRECONCEITO TÔ FORA!

Aos irmãos do Candomblé, Umbanda e Simpatizantes:

                  Este ano teremos eleições para Prefeito e Vereador e temos a oportunidade de eleger para a Câmara Municipal um representante de nossa Fé.

                  Ao longo de 2011, assistimos a inúmeros ataques às religiões de Candomblé e Umbanda por todo o Brasil, seja através dos meios de comunicação (jornais, radio e TV),  seja por meio  de projetos de lei  que dificultam nossos rituais.

                  No Estado de São Paulo o Partido Verde (PV), através da falsa bandeira de defesa do meio ambiente, apresenta projetos de lei na Assembléia Legislativa e em Câmaras Municipais proibindo o sacrifício de animais nos terreiros, dificultando o acesso a áreas públicas utilizadas para culto, em especial a serra do Japi em Jundiaí.

                No Congresso Nacional a ação dos preconceituosos tem se concentrado no combate à livre orientação sexual, dificultando a aprovação de leis que tornem crime o incentivo à violência e agressão aos homossexuais.

                Esses fundamentalistas religiosos, que por séculos realizam a propaganda de que Exu é o diabo, querem agora através de leis, destruir as religiões afro-brasileiras (Candomblé e Umbanda).

                Nós, Povo do Santo, do Axé, temos demonstrado ao longo dos anos nossa capacidade de luta e resistência com muita criatividade.

                Da luta na senzala à luta diária contra todo tipo de discriminação desenvolvemos várias formas de organização e militância pelos nossos direitos, tais como as irmandades católicas; os clubes culturais; o Teatro Experimental do Negro; as escolas de samba; as organizações do Movimento Negro; a Frente Negra e as federações religiosas.

                  Todas elas realizaram de alguma forma junto à sociedade a defesa de nossos interesses coletivos.

                Nossa luta só é possível até hoje graças à  cada sacerdote/sacerdotisa e seus filhos de Fé  que nos terreiros de Candomblé e nas  tendas de Umbanda que apesar de toda dificuldade que encontram se organizam  e exercem  diariamente o respeito ao ser humano e a prática da caridade.
                     
     Em nossos terreiros/tendas construímos uma sociedade sem preconceitos:

- Respeito aos mais velhos e dedicação integral à formação das crianças.

- Participação de homens e mulheres e profundo respeito à orientação sexual.

- Uso medicinal de ervas/folhas e respeito à ciência e à medicina.

- Dedicação intensa à vida espiritual e ao trabalho constante na busca da melhoria cultural, social e financeira dos irmãos de Fé.
       
              Nossos valores culturais e sociais foram importantes e decisivos para a construção do Brasil e da sociedade brasileira.                  

       Mas e nossa ação política?

                Até hoje temos sido apenas espectadores, nos limitando a exercer nosso direto de voto.

                Não devemos e não podemos mais ser simples espectadores nas eleições.

                Chega de políticos em nossas tendas/terreiros que aproveitando de nossas dificuldades se aproximam nos oferecendo doces, recursos para obrigação, reforma ou construção de nossos templos.

                Entregam-nos facilidades para conquistarem nossos votos e no exercício dos mandatos nos criam constrangimentos e dificuldades.

                Nós precisamos fazer Política, participar da Política; dizer o que pensamos e para onde queremos que caminhe Guarulhos, São Paulo e o Brasil. Tudo isto tem sim a ver com nossa Fé.
           
                Temos de ter voz nas Câmaras de Vereadores, Assembléias Legislativas e no Congresso Nacional através de filhos de Fé, vocacionados para a política, comprometidos com nossa luta diária e que ao longo dessa nossa difícil caminhada não abandonaram a estrada.

                   Em Guarulhos temos atuado na construção de nossas federações e do Conselho das Religiões de Candomblé e Umbanda, porém temos encontrado dificuldades, e percebemos como é importante termos um representante na Câmara de Vereadores trabalhando pela aprovação de leis e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a realidade de nosso povo.

                Temos hoje a simpatia do prefeito Almeida, que vem se constituindo em importante aliado, sua administração tem melhorado as condições sociais e combatido todo tipo de preconceito em nossa cidade.

                 Não podemos continuar dependendo apenas da boa vontade das autoridades municipais, estaduais ou federais.

                 É preciso que aprovemos leis que garantam nosso espaço na sociedade, e isto só acontecerá a partir da vitória eleitoral de nossos candidatos.

                 Ainda há muito por fazer em nossa cidade:

- Legalização e reconhecimento  de nossos templos (tendas, ilês, abassas, roças, terreiros etc.) como espaços de promoção de políticas públicas de assistência
social, cultural e de saúde.

- As Escolas/CEUs  sejam  espaços de convivência sem preconceitos e onde a Cultura e a Historia dos Afro Brasileiros  seja realmente ensinada

- Que o Sistema Único de Saúde (SUS) reconheça e respeite às práticas de cura baseadas nos saberes tradicionais (folhas ,ervas e raízes).
                             
- Construção da Escola de Cultura Afro-brasileira
                                             
                 

         
                 Nesta eleição não nos bastará optar pelo melhor caminho para a cidade que são o PT e o Prefeito Almeida. É preciso que comecemos a escrever uma nova etapa da história do povo do Axé em Guarulhos, elegendo nosso representante para a Câmara Municipal.
               
                 É por isso que nós – sacerdotes/sacerdotisas, irmãos de Fé e simpatizantes das religiões afro-brasileiras – apresentamos a pré-candidatura do Ogan Lumeno de Xango, e convidamos a todos e todas para se mobilizar até a vitória desse projeto eleitoral.

                    Participando desde 2001 das administrações petistas de Guarulhos, o Ogan Lumeno de Xango tem nos garantido com sua ação espaços de debate junto à Prefeitura e apoio da mesma  na realização de nossas atividades públicas.

                 O Lumeno já demonstrou todo o seu comprometimento com nossa luta pelo trabalho desenvolvido na Secretaria de Cultura nos governos dos Prefeitos Elói Pietá e Sebastião Almeida e como membro da direção do Conselho das Religiões de Candomblé e Umbanda de Guarulhos.

                Tomamos a liberdade de convidar o irmão (a) de Fé a vir para esta batalha e construir conosco este mandato, discuti-lo, apresentar suas ideias para torná-lo vitorioso, traçando assim um novo rumo para o Povo do Axé a partir de Guarulhos.
                 
                   Sabemos que não devemos tornar nossos templos religiosos (tendas, ilês, abassas, roças, terreiros etc.) nos dias de culto em local para manifestações político-partidárias. Fora dos dias de culto podemos e devemos utilizar nossos templos para fazer o debate deste projeto político, bem como o espaço das federações e outras associações ligadas à nossa religiosidade.
                   
             
                  Espaço Camélia – Av. Capitão Walter Ribeiro, 269 – (antigo 273) Sala 05 – Cumbica – é o local em que estamos organizando nossa caminhada rumo à vitória .

                  Entre em contato, assine o manifesto organize reuniões para que possamos esclarecer o maior número de irmãos de Fé e simpatizantes da importância da conquista deste mandato de Vereador.
                 
  movimento.camelia@gmail.com

  Telefones: (11) 2483 – 2687 (Pai Miguel) - (11) 2401-4529 (Carla de matamba)

     Assinam este manifesto os dirigentes das 4 (Quatro) Federações/Organizações com atuação em Guarulhos :
     
    Pai Miguel de Xangó – Presidente Associação dos Templos de Umbanda e Candomblé de                                                           Guarulhos - ATUCAG
                                           
    Ogam Oscar da Oxum – Presidente da Federação Espírita Núcleo Umbandista de Guarulhos -
                                              FENUG
 
    Pai Edson Rizzo de Oxala – Templo de Umbanda Caboclo Gira Sol e Pai Silveira – Decano da
                                                          FENUG

    Babalorisá Osvaldo Ty Ogum – Presidente União dos Adeptos das Religiões Afro Brasileiras -
                                                          UARAB

    Yalorisá Vera Ty Omolu - Coordenação Instituto Axé em Movimento - MOVIAXE

Um comentário: